Moradores de Barão de Cocais e de Itatiaiuçu são retirados de casa após risco de rompimento de barragens

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Spread the love
Moradores de Barão de Cocais e de Itatiaiuçu são retirados de casa após risco de rompimento de barragens

Foto: Reprodução/Google Earth

Moradores de Barão de Cocais,  Minas Gerais, foram retirados de suas casas na madrugada desta sexta-feira (8) após um alerta de desnível na barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da mineradora Vale.

Também nesta sexta-feira (8), sirenes foram acionadas em Itatiaiuçu, Minas Gerais, por causa de risco em barragem da ArcelorMittal . Cerca de 200 pessoas foram levadas para um hotel em Itaúna, na Região Centro-Oeste do estado, de acordo com a ArcelorMittal. A Polícia Militar explicou que o pedido de apoio da retirada veio da Defesa Civil, que alertou para o risco de rompimento da barragem da Mina de Serra Azul. O povoado de Pinheiros fica a 1,5 quilômetro da barragem.

A Vale afirmou que a Agência Nacional de Mineração (ANM) “determinou a evacuação de área à jusante da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco”.

A mineradora começou a executar o nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração. Já a Prefeitura de Barão de Cocais afirmou que a Agência Nacional de Mineração ampliou para o nível 2, mais próximo da possibilidade de rompimento.

“A Vale ressalta que a decisão é preventiva e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura”, explicou a companhia, dizendo que a ação teve início na madrugada, abrangendo cerca de 500 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras.

“Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo.”

O secretário de Comunicação de Barão de Cocais, Mardem Chaves, afirmou que os moradores foram retirados em ônibus da própria empresa. A operação conta com apoio da Polícia Militar e das defesas civis Municipal e Estadual. O plano de emergência foi protocolado na Defesa Civil Municipal e a região da retirada dos moradores está seguindo esse previsão.

A barragem Sul Superior é uma das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale, e faz parte do plano de aceleração de descomissionamento anunciado no final de janeiro pela maior produtora de minério de ferro do mundo.

Em nota na rede social Facebook, a Prefeitura de Barão de Cocais afirma que os moradores estão sendo encaminhados para o Ginásio Poliesportivo da cidade, onde serão temporariamente abrigados.

A Prefeitura de Barão de Cocais, por meio de nota oficial da Vale, comunica: VALE INFORMAVale informa sobre barragem…

Posted by Prefeitura de Barão de Cocais on Friday, February 8, 2019

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO