Mais de 1,9 mil casos de sarampo são registrados no Brasil

Mais de 1,9 mil casos de sarampo são registrados no Brasil

Foto: Divulgação/Sesau

Brasil confirma 1,935 casos de sarampo, segundo o Ministério da Saúde em boletim divulgado nesta quarta-feira (3). O país passa por dois surtos da doença nos estados do Amazonas e Roraima. Há 7.974 em investigação.

No Amazonas são 1.525 casos com 4 mortos, todos brasileiros, e 7.873 em investigação. Em Roraima são 330 casos da doença com 4 mortes, 3 estrageiros e 1 brasileiro, sendo que 101 continuam em investigação. Há ainda 2 casos no Pará com 2 mortes de indígenas venezuelanos.

Sergipe com 4 casos e Distrito Federal com o primeiro caso, que até então não tinham casos da doença, aparecem na nova lista do ministério. O Ministério da Saúde lembra que os surtos em Roraima e no Amazonas estão relacionados à importação do vírus da Venezuela, pois o genótipo do vírus (D8) que está circulando no Brasil é o mesmo que circula no país vizinho, que enfrenta surto da doença desde o ano passado.

No Rio Grande do Sul o aumento foi de 15 casos no último mês. Outros Estados também registram casos confirmados. São Paulo permanecem 3, no Rio de Janeiro, 18, no Rio Grande do Sul subiram de 29 para 33, em Rondônia, subiram de 2 para 3, em Pernambuco permanecem 4.

O país superou a meta da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. A cobertura vacinal foi de 97,9% para a pólio e 97,7% para o sarampo. Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, foram aplicadas 21,9 milhões de doses das vacinas no país, sendo 10,7 milhões de cada.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO