Indígena de 20 anos testa positivo para coronavírus, e aldeias do AM entram em isolamento

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Spread the love

Uma índia de 20 anos, agente de saúde indígena no interior do Amazonas, testou positivo para o novo coronavírus. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas confirma o caso.

A jovem da etnia Kokama está entre os quatro contaminados no município de Santo Antônio do Içá, no Alto Rio Solimões. Por isso, duas aldeias inteiras foram isoladas. Nesta quarta-feira (1°), com a confirmação dos três novos casos, o estado chega a 178 contaminados.

Segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena que atua na região, a índia é a primeira do Brasil com coronavírus. A Secretaria Especial de Saúde Indígena ainda não se pronunciou sobre o caso. Ela está em isolamento desde a última semana, quando surgiu a suspeita de contato com um infectado.

Indígena de 20 anos testa positivo para coronavírus, e aldeias do AM entram em isolamento

Foto: reprodução

O primeiro contaminado da região foi um médico que atua no Dsei da região. Ele teria entrado em contato com indígenas e outros profissionais da saúde nos últimos dias antes de testar positivo.

Junto com a indígena Kokama, em casa, estão sete familiares que já tiveram material colhido para exames. Todos eles estão assintomáticos.

Com o risco iminente de disseminação da doença na região, duas aldeias inteiras foram colocadas em isolamento. A primeira a entrar em quarentena foi a aldeia Lago Grande. A segunda é a São José, onde a indígena vive. Lá, moram cerca de mil índios, segundo o Dsei.

“Ela trabalha há dois anos com a gente. Esteve em contato com o primeiro contaminado. Temos o alívio de saber que há mais de uma semana ela está em isolamento, assim como várias pessoas. Tomamos esse cuidado com muita rapidez para assegurar a saúde desses povos. Hoje, temos mais de 900 profissionais morando dentro das aldeias. Todos dedicados a seguir e instruir para as medidas de prevenção”, comenta o diretor do Dsei do Alto Solimões, Weydsson Gossel.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO