FBI investiga Johnson & Johnson, Siemens, GE e Philips por suspeita de corrupção no Brasil

FBI investiga Johnson & Johnson, Siemens, GE e Philips por suspeita de corrupção no Brasil

Foto: Divulgação

O FBI está investigando as multinacionais Johnson & Johnson, Siemens, General Electric e Philips por suposto pagamento de corrupção como parte de um esquema envolvendo a venda de equipamentos médicos no Brasil.

Duas autoridades envolvidas nas investigações informaram à Reuters que as quatro empresas estão na mira do departamento de investigação dos Estados Unidos pelo suposto pagamento de propinas.

O FBI junto com procuradores do Ministério Público Federal, suspeitam que as empresas tenham realizado pagamentos ilegais a autoridades públicas para garantir contratos na área de saúde pública no país ao longo das últimas duas décadas.

De acordo com as autoridades brasileiras, vinte empresas podem ter participado de um “cartel” que pagava propinas e cobrava preços inflacionados por equipamentos médicos, como máquinas de ressonância magnética e próteses.

Johnson & Johnson, Siemens, General Electric e Philips, que juntas têm valor de mercado de quase  2,46 trilhões de reais, são as maiores empresas estrangeiras a ser investigadas no âmbito das diversas operações anticorrupção no Brasil deflagradas nos últimos anos.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO