Estoques de sangue do Hemocentro do Hospital SP e do IBCC oncologia atingem níveis críticos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Spread the love

O estoque dos bancos de sangue do Hemocentro do Hospital São Paulo e do IBCC oncologia atingiram níveis críticos na tarde da última quarta-feira (18).

De acordo com as entidades, devido ao pedido do Ministério da Saúde para que as pessoas fiquem em isolamento domiciliar como forma de combater a proliferação de casos do coronavírus, um menor número de doadores está indo aos centros.

Como forma de estimular as doações e prevenir a contaminação pelo coronavírus, as entidades passaram a promover o agendamento do atendimento. O Hemocentro do Hospital São Paulo ainda ressaltou que as cadeiras de coleta também foram colocadas a uma distância maior.

Estoques de sangue do Hemocentro do Hospital SP e do IBCC oncologia atingem níveis críticos

Foto: TV Centro América

Segundo o IBCC Oncologia, o movimento de doadores na entidade caiu pela metade na segunda-feira (16).

“Recebemos 15 doadores nesta segunda-feira, (16) enquanto a média é acima de 30”, diz Juliana Lima, coordenadora do Banco de Sangue do Hospital.

O Hemocentro do Hospital São Paulo, na Zona Sul de São Paulo, também diz que as doações diminuíram e que, por isso, a entidade está com o estoque de sangue crítico.

“Os bancos de sangue de forma geral foram muito impactados por esta situação com o coronavírus, que resultou na redução de doações. Porém, os doadores devem ficar tranquilos, pois esta e outras medidas voltadas à sua segurança já foram tomadas, reforçando as já existentes, o que torna o ambiente ainda mais seguro à população”, disse o hematologista Fernando Lupinacci, gestor do Hemocentro do Hospital São Paulo.

Na terça-feira (17) o governo do estado de São Paulo fez um alerta e um pedido à população da cidade de São Paulo para que façam doações de sangue pois, de acordo com informações do coordenador de Centro de Contingenciamento para o Coronavírus em São Paulo, o médico David Uip, os bancos da capital estão “praticamente vazios”.

Como doar?

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde e alimentado.

O ideal é que o doador evite alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem o atendimento e não consuma bebidas alcoólicas 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.

Para horário de funcionamento dos postos de coleta, a população deve consultar o site da instituição. Os endereços estão no site do Governo do Estado.

Hemocentro Hospital São Paulo
Endereço:
 Rua Diogo de Faria, 824 (esquina com a Rua dos Otonis) – Vila Clementino, São Paulo – SP.
Telefone: (11) 5576-4240

IBCC Oncologia
Endereço: 
Av.: Alcântara Machado, 2576 – Mooca.
Telefone: (11) 3474-4280

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO