Descontrole do coronavírus faz países vizinhos verem Brasil como ameaça

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Spread the love

O governo do Uruguai anunciou na terça-feira (5) que, por “preocupação” com a pandemia de Covid-19 no Brasil, aumentará ainda mais o controle de fronteiras com o país, já fechadas desde março, e criará um protocolo para o fluxo de pessoas nas cidades binacionais.

De acordo com o secretário da Presidência uruguaia, Álvaro Delgado, o governo “está preocupado com a situação em algumas cidades fronteiriças, principalmente do lado brasileiro”.

Na semana passada, o presidente argentino, Alberto Fernández, se disse “muito preocupado”, porque “não parece que o governo brasileiro esteja enfrentando o problema com a seriedade que o caso requer”.

Descontrole do coronavírus faz países vizinhos verem Brasil como ameaça

Foto: STRINGER / REUTERS / 28-4-2020

A preocupação é maior na Argentina, no Paraguai e no Uruguai, países em que o isolamento trouxe bons resultados e que têm fronteiras povoadas. Há temores também na Venezuela e na Colômbia, onde o controle migratório é baixo. A Bolívia tem uma fronteira onde o trânsito é menor, e o Peru, onde ainda é mais reduzido.

Neste momento, todos estes países estudam planos de saída da quarentena. O Peru, o Paraguai e o Uruguai já começaram a fazê-lo, e o Chile caminha nessa direção.

A Argentina deve seguir estes passos nas próximas semanas, assim como possivelmente também a Colômbia e a Bolívia, enquanto a Venezuela permanece uma incógnita.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO