3 enchentes atingem Santa Catarina em duas semanas.

Enchentes atingem Santa Catarina

Foto: Defesa Civil/Divulgação

Na cidade de Zortéa, Santa Catarina, foram registradas 3 enchentes em duas semanas. De acordo com a Defesa Civil municipal, cerca de 190 pessoas tiveram que sair de suas casas. As chuvas ocasionaram estragos que destruíram pontes e bloquearam estradas.

 

A Defesa Civil estadual está no município nesta sexta-feira (19) para avaliar os danos e elaborar um plano de trabalho, para futuramente solicitar o reconhecimento de decreto de situação de emergência.

 

Segundo o coordenador municipal Raul Vilarino Lira, da Defesa Civil de Zortéa, os principais danos aconteceram no dia 9 de outubro. Depois dessa data as famílias foram retiradas de suas casas, mas as novas ocorrências de chuvas de quarta-feira (17) e quinta (18) voltaram a atingir os locais. Depois das novas chuvas a Defesa Civil estadual voltou ao local nesta sexta-feira (19) para analisar os estragos

 

“São 61 casas atingidas. Delas, 15 foram totalmente destruídas. As pessoas foram no início para um abrigo, onde fizeram refeições. Depois foram realocadas para casas de familiares”, afirma Lira. Mesmo assim, assistência social do município permanece com um abrigo aberto com capacidade de 20 pessoas.

 

“Quatro pessoas inclusive chegaram a ser arrastadas pelas águas. Duas delas nós atendemos no posto aqui da cidade, mas outras duas foram levadas para o hospital”, informou Lira. De acordo com ele, as pessoas passam bem e não houve mortos. Carros também foram arrastados pelas águas.

A prefeitura quer agilizar a liberação para a reconstrução das casas, em uma nova área, já que a região onde estavam era consideradas de risco.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO