Baleia resgatada há 15 anos reaparece com filhote em SC

Baleia resgatada há 15 anos reaparece com filhote em SC

Uma baleia-franca que tinha sido resgatada há 15 anos em Laguna, no Sul catarinense, reapareceu no litoral do estado com um filhote albino. A mãe e o filhote foram vistos na temporada passada, mas descoberta de que era a mesma fêmea foi feita este ano pelo Projeto Baleia Franca.

Em 2003, a baleia entrou no canal dos molhes e ficou presa em um banco de areia na Lagoa Santa Marta. Ela foi rebocada até o mar 30 horas depois. Segundo os pesquisadores, ela tinha se perdido perdido da mãe.

Os pesquisadores conseguem distinguir as baleias da espécie franca pelas calosidades que elas têm na cabeça. São realmente calos, uma pele mais grossa, e em cada uma as manchas são diferentes. Por isso, eles são como impressões digitais desses animais.

Porém, em 2003 não foi possível fazer uma foto da cabeça do animal encalhado. Mas a baleia tinha uma mancha cinza no corpo, o que não é muito comum, e chamou a atenção dos pesquisadores.

Quando a bióloga do projeto Karina Groch pegou o material do ano passado para analisar, descobriu que o filhote resgatado em 2003 voltou em 2017 com um filhote albino. O nome escolhido para a nova mamãe foi “Sunset”, pôr do sol em inglês, porque o resgate ocorreu em um fim de tarde.

Duas baleias-francas com filhotes semi-albinos já apareceram nesta temporada no litoral catarinense. Uma dupla foi vista nesta terça em Imbituba, no Sul. As baleias costumam aparecer entre julho e novembro para dar à luz e amamentar os filhotes.

Fonte: NSC TV

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.