Aposentadoria por idade só poderá ser solicitada por telefone ou internet

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar atendimento presencial para pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade, a partir da próxima segunda (21). Os benefícios só poderão ser solicitados no site do instituto ou pelo telefone 135. A mudança deve reduzir o tempo de análise dos pedidos.

Desde 2017 a análise para concessão dos dois benefícios já é feita automaticamente, com base nos dados disponíveis nos sistemas do INSS e do governo, mas até então também era possível solicitar pelo modelo de agendamento – que agora ficará indisponível.

Apartir do dia 24, serviços antes atendidos por ordem de chegada nas agências poderão ser agendados pela internet e telefone. São eles:

Alterar meio de pagamento; Atualizar dados cadastrais do beneficiário; Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes; Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País; Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF; Cadastrar Declaração de Cárcere; Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família; Cadastrar ou Renovar Procuração; Cadastrar ou Renovar Representante legal; Desbloqueio do Benefício para Empréstimo; Desistir de Aposentadoria; Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados; Pensão por Morte; Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS; Reativar Benefício; Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho; Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão; Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido; Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário; Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho; Transferir Benefício para outra Agência.

Segundo o INSS, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma em breve.

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