Apesar da chuva, principal reservatório de SP continua a baixar

Apesar da chuva, principal reservatório de SP continua a baixar

A chuva que atingiu a Grande São Paulo entre a noite de segunda-feira (30) e a manhã desta terça (31) deixou a capital em estado de atenção para alagamentos e interrompeu um período de 46 dias de estiagem, mas não foi suficiente para atingir a média do mês de julho.

A quantidade de chuva deste mês de julho corresponde somente a 37% do esperado, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Eram esperados 44,6 milímetros de chuva em julho, mas até agora, segundo o CGE, choveu 16,3 milímetros só nesta segunda foram 15,9 mm.

A chuva também atingiu a região da Cantareira, no interior paulista, mas não foi suficiente para melhorar o nível dos reservatórios do sistema, que segue em estado de alerta, operando com 39,6% de sua capacidade. Na segunda (30), o sistema tinha 39,7%.

Na prática, o estado de alerta (igual ou abaixo de 40%,) reduz a quantidade de água que a Sabesp pode retirar do manancial de 31 mil litros por segundo para 27 mil litros por segundo. A determinação da agência de volume máximo de água a ser retirada deve ser cumprida sempre a partir do primeiro dia do mês seguinte.

De acordo com a Sabesp, a chuva que atingiu o Sistema Cantareira entre segunda (30) e terça (31) foi de 10,7 milímetros. O acumulado do mês foi de 11,8 milímetros, bem abaixo da média histórica do mês de julho, de 48,7 milímetros.

Fonte:G1

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.