Estudo mostra que veneno de cobra faz rato queimar caloria

Um estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), revelou que a crotamina – uma substância isolada do veneno da cascavel – reduziu o peso e aumentou o metabolismo de ratos no período de 21 dias.

A descoberta publicada recentemente no “Scientific Reports” (revista do grupo “Nature”) revelou que a crotamina atua diretamente em moléculas que vão formar a gordura, fazendo de alguma maneira que essa molécula se transforme em gordura marrom – tipo específico de tecido adiposo que ajuda a queimar calorias.

O tecido adiposo marrom queima de forma mais rápida porque sua principal função é produzir calor para esquentar o organismo. Diferente da gordura branca, que é produzida para ficar armazenada e só queimar em confições mais adversas.

Os cientistas também relataram que a crotamina aumenta a sensibilidade à insulina, o que indica que a droga pode ter impacto positivo em doenças como diabetes. Além disso, ela também diminui os níveis de gordura no sangue – o que pode ser explorado em estudos com o colesterol. Os resultados são ainda preliminares e não há garantia de que os efeitos vistos nos camundongos serão reproduzidos em humanos.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO