PainelWW com Willian Waack – Por quê os políticos não fazem a Reforma Política?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Spread the love

As cenas da vida doméstica na política brasileira não são para fracos. Tome-se o casamento entre Jair Bolsonaro e o PSL, que atravessa profunda crise conjugal. O que nos diz sobre a paisagem político partidária brasileira? E como ela promete mudar, depois das eleições do ano passado? Ou essas eleições não mudaram tanto assim as regras do jogo político no País? Teríamos uma outra política se já estivessem valendo elementos tão discutidos da reforma política, mas até agora não implementados?
Depende também de um projeto que tramita no Congresso e propõe o sistema de voto distrital misto. Ou seja, combina o atual voto proporcional com o voto por distritos nas eleições de deputados federais, estaduais e vereadores. Senadores e executivo seguiriam as mesmas regras de hoje.

A Lei 9.212/2017, proposta pelo senador do PSDB José Serra, já foi aprovada no Senado mas aguarda a decisão da Câmara. O assunto foi tema aprofundado pelo jornalista José Fucs no jorna O Estado de S. Paulo. Ele apresenta um estudo do Centro de Liderança Política (CLP), com apoio da Analítica Consultoria, que faz uma simulação de como seriam os resultados das últimas eleições caso o novo sistema já estivesse em uso. Temas similares vem sendo discutidos. Confira aqui:
https://www.estadao.com.br/infografic…

Convidados:

• LARA MESQUITA
Pesquisadora do Centro de Política e Economia do Setor Público na Fundação Getúlio Vargas – CEPESP/FGV

• LUIZ FELIPE D´ÁVILA
Cientista Político, fundador do Centro de Liderança Pública e Publisher do Virtu News

• MURILLO DE ARAGÃO
Arko Advice Consultoria Política e professor visitante da Columbia University em Nova Iorque

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO