Painel WW 14: Por que o Brasil “diminuiu”?

Painel WW 14: Por que o Brasil “diminuiu”?

Em parceria com a AllTV, a Visão TV retransmite o Painel WW com William Waack

Por que o Brasil ‘diminuiu’?

William Waack levanta o debate:
A política externa brasileira tem, hoje, pouca ou nenhuma representatividade. Ao contrário de outros países de economia e tamanho menores, seguimos uma tendência de ‘desaparecimento’ do cenário mundial. Depois de ameaçar um protagonismo pós Plano Real e fortalecimento no governo Lula, o Brasil volta ao papel de coadjuvante..

São Paulo, 11 de julho de 2018
Apesar de ser um dos países de maior extensão da Terra, possuir um agronegócio forte e ter a oitava economia mundial, o Brasil segue a passos de cágado e perde importância. Ao contrário de China e Índia, por exemplo, pouco relevantes nos anos 80, o Brasil segue como o País do Futuro. Tal constatação já foi feita no próprio Painel WW que, num programa em maio, debateu sobre as guerras de Donald Trump.

São muitos os motivos. Alguns originados na política interna, de conflitos e atrasos, e outros na política externa, tanto comercial como industrial, que fica paralisada em burocracias, protecionismo e falta de empreendedorismo e inovação.

Debate ao vivo com os convidados:
ALBERTO PFEIFER
• Pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados (USP) e coordenador do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (Gacint) do Instituto de Relações Internacionais (IRI). Tem mestrado em direito e diplomacia pela Escola Fletcher da Universidade Tufts, dos EUA.

LIDIA GOLDENSTEIN
• Economista e presidente da Consultoria Goldenstein.

MARCOS TROYJO
• Professor da Universidade de Columbia (EUA). É colunista do jornal Folha de S.Paulo.

William Waack está agora mais independente no seu programa de entrevistas, com universitários na platéia selecionados pelo CIEE, o Centro de Integração Empresa Escola.

Gostou do programa? Deixe seu comentário


▶ VisãoTV – É play e pronto!
Se inscreva no nosso canal do Youtube e curta o vídeo: VisaoTVOficial
Curta no Facebook: @visaotvbrasil
Acompanhe no Instagram: @visaotv
Siga no Twitter: @visao_tv

Editor VisãoTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.