Cantor e compositor Luiz Melodia morre de câncer aos 66 anos
Cantor e compositor Luiz Melodia morre de câncer aos 66 anos
Compartilhar
Notícias - 04/08/17

Luiz Melodia lutava contra um câncer na medula há alguns meses, chegou a fazer um transplante de medula óssea, resistiu ao procedimento, mas não vinha respondendo bem à quimioterapia. Ele foi internado no dia 28 de março no Hospital Quinta D’Or, na Zona Norte, para fazer sessões de quimioterapia no combate a um mieloma.

O cantor e compositor carioca, Luiz Carlos dos Santos, o Luiz Melodia, morreu, na manhã desta sexta-feira (4), no Rio de Janeiro, por volta das 5h.

Luiz Melodia Luiz Melodia nasceu no Morro do São Carlos, no Estácio, Região Central do Rio, em 7 de janeiro de 1951. Era apaixonado pela Estácio de Sá pelo Vasco da Gama. De acordo com a assessoria de imprensa da escola, o velório do cantor será realizado na quadra da agremiação. O sepultamento acontecerá no sábado (5), no Cemitério do Catumbi.

 Em nota, a escola de samba lamentou a morte do artista. "O GRES Estácio de Sá vem a público manifestar seu profundo pesar em virtude do falecimento de um de seus mais ilustres torcedores. Luiz Melodia elevou nosso pavilhão e nossa comunidade aos mais altos patamares através de sua música e hoje nosso surdo chora e o Berço do Samba se cala em solidariedade a todos os fãs e à querida amiga e esposa Jane neste momento de dor, que também é nosso. Uma perda irreparável para a Música Popular Brasileira, para o samba e para a Estácio de Sá, no ano em que completamos 9 décadas de história. Decretamos luto oficial de dois dias, suspendendo nossas atividades de quadra nesta sexta e sábado", diz a nota.

 Luiz Melodia gravou grandes sucessos da música brasileira

O cantor largou o ginásio (atual ensino fundamental) e passou a adolescência compondo e tocando sucessos como Pérola Negra, na época da Jovem Guarda, além de mergulhar no mundo do samba, o que gerou um estilo musical diferenciado.

Em 1972, os amigos poetas Wally Salomão e Torquato Neto levaram uma composição de Luiz Melodia para Gal Costa. Ela adorou, gravou e a música virou um sucesso. No palco, a música foi cantada ao lado de Cássia Eller.

Em seguida, Maria Bethânia interpretou “Estácio Holly Estácio”. Foi nessa época que Luiz Carlos dos Santos assumiu o Melodia no nome

Na década de 1980, lançou diversos álbuns e fez apresentações em festivais na França e na Suíça. Em 2003, Luiz Melodia gravou um disco ao vivo com participações especiais de Zeca Pagodinho, Zezé Motta, Luciana Mello entre outros artistas.

Em 2017, Luiz Melodia lançou “Zerima”, seu último disco. O álbum veio após 13 anos sem o artista lançar uma faixa inédita e contou com participação da cantora Céu.

Recomendados
Notícias
Horário de Verão cai nas graças de frequentadores da Praia da Barra
Notícias
A arte popular brasileira na Casa do Pontal
Entrevistas
Painel WW 13 - O STF Afundou? | Com William Waack
Notícias
Relíquias do Brasil realiza programação especial para amantes do passado