TOFU: Os benefícios da soja na sua alimentação, principalmente durante e após a MENOPAUSA

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As propriedades da soja são potencialmente favoráveis para a saúde da mulher, principalmente na menopausa. O principal motivo disso está nas isoflavonas que a soja contém, também chamadas de fitoestrógenos, que são substâncias vegetais cujas propriedades se parecem muito com o estrogênio.

Uma vez que esse hormônio está naturalmente reduzido nessa fase, ele pode ser reposto pelos fitoestrogênios da soja. Isso é muito comum para as mulheres que não podem fazer terapia com reposição hormonal. Com a inclusão desse alimento muitos sintomas, como o por exemplo os fogachos, são tão reduzidos. Com uma dose mínima diária de isoflavonas é possível equilibrar o organismo feminino durante e após a menopausa. Essa dose é equivalente a cinquenta miligramas, equivale a três colheres de sopa de soja cozida ou uma fatia de tofu.

O tofu é altamente nutritivo. 100 gramas de tofu tem apenas 70 calorias. Ele tem menos gordura do que a ricota e além disso traz uma série de benefícios para a saúde. O tofu fornece 44% das necessidades diárias de cálcio, 40% das de ferro, 9% das de magnésio e além disso fornece quantidades razoáveis de selênio, vitamina K, tiamina, riboflavina, ácido fólico, fósforo, vitamina b6, niacina, sódio e potássio.

Como é derivado da soja, o tofu ele retém as mesmas propriedades do grão. No entanto, ele é mais facilmente digerido. O tofu ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos. Diminui os riscos das plaquetas formarem coágulos no sangue, prevenindo problemas cardiovasculares. O tofu é fonte de ácidos graxos poliinsaturados que são gorduras boas que tem papel fundamental no equilíbrio do organismo.

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