OS TIPOS DE COGUMELOS E SEUS BENEFÍCIOS PARA SAÚDE (PARTE 2)

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Spread the love

#USOMEDICINAL DOS COGUMELOS:
“Alguns dos melhores cogumelos medicinais usados na China há milhares de anos incluem reishi, maitake, Agaricus ou cogumelo-do-sol, shiitake e cordyceps. Há muitos mais, mas estes são os mais potentes e têm maiores benefício para a saúde.”
Vamos falar do potencial medicinal de cada um.

Os chineses dizem que o cogumelo reishi é “O cogumelo da imortalidade” capaz de prolongar a vida e manter uma pessoa saudável até a velhice. O reishi potencializa o sistema imunológico, reduz processos inflamatórios, é antiviral, acalma a mente e facilita a meditação.
Muitos monges budistas o consomem diariamente para se beneficiarem da calma de espírito que este cogumelo propicia. Historicamente é usado para tratar hipertensão arterial, hepatite, problemas circulatórios, ansiedade, problemas de concentração e memória, asma, câncer, artrite e doenças cardíacas.

O Maitake tem sido usado para tratar câncer, HIV, diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, tumores e como um auxiliar na perda de peso.

AGARICUS: Dentre os cogumelos medicinais é o Agaricus ou #CogumelodoSol é o que se dá muito bem aqui no nosso país, e é usado tradicionalmente para controlar o açúcar no sangue, tratar o colesterol elevado, estresse, úlceras, osteoporose, doenças circulatórias e digestivas.

CORDYCEPS: É um cogumelo que cresce em insetos, o Cordyceps sinensis ou cogumelo das lagartas, que é transformado em pó para impulsar o sistema imunológico, aumentar a força e resistência e construir massa muscular magra. Este cogumelo, especificamente, é o preferido de atletas olímpicos em treinamento e durante as competições.

PORCINI: Cientistas exploraram, em 20 espécies, a presença de duas substâncias protetoras das células, a GLUTATIONA e a ERGOTIONEÍNA ou EGT que combate o estresse oxidativo causador de doenças nos órgãos considerados vitais. As principais fontes alimentares de EGT são os cogumelos comestíveis.
O cogumelo porcini, abocanhou o primeiro lugar, foi eleito a melhor escolha para retardar o envelhecimento causado pelo estresse oxidativo.

O shitake São potentes reforçadores do sistema imunológico, elevada fonte de beta glucano e ajudam a afastar as doenças. A ingestão rotineira destes cogumelos aumentam os glóbulos brancos eliminando os vírus que, porventura, invadam seu organismo. O #SHITAKE também protege o fígado.
O ácido fólico está presente nos cogumelos, especialmente no shitake previne doenças cardiovasculares, câncer e desordens mentais, como a doença de Alzheimer, além de ajudar na boa formação neurológica do feto.
Contém ERGOSTEROL (nutriente que CONVERTE EM VITAMINA D, e que ajuda na absorção do cálcio e fósforo)
Contém lentinina uma substância que se mostrou eficaz no combate ao vírus da aidis e em certos tumores, pela estimulação a nível dos linfócitos T, macrófagos.

SHIMEJI
Shimeji: este cogumelo, queridinho por muitos, possui alta porcentagem de aminoácidos essenciais e é ótimo para proteger o organismo de doenças, como o colesterol alto, hipertensão arterial, o infarto e a diabetes, por conter eritadenine (substância com capacidade de abaixar os níveis de colesterol do sangue) e betaglucana.

COGUMELO PARIS OU CHAMPIGNON
Este é o tipo mais consumido no Brasil, porém em conserva. Em estado natural, ele está repleto de vitaminas do complexo B, como a B5 e B12, além de incentivar a produção do hormônio insulina.
O cogumelo Paris, conhecido como champignon, também ajuda na produção de anticorpos e hemoglobina, melhorando a oxigenação do corpo.

 

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO