Os alimentos que ajudam a aliviar e até adiar a menopausa

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Os alimentos que ajudam a aliviar e até adiar a menopausa:

A dieta tem um peso importante nessa fase da vida da mulher.

Descubra quais ingredientes ajudam a amenizar os sintomas do climatério Quando a vida reprodutiva está chegando ao fim, boa parte das mulheres sente as manifestações da gangorra hormonal – afinal, os ovários estão encerrando o expediente. Cerca de 80% delas penam com ondas de calor.

A vida sexual das mulheres após o fim da ovulação dá para melhorar? Hoje é possível viver a pré-menopausa, a menopausa e o climatério com mais qualidade de vida do que se vivia há um tempo. Hoje é muito mais fácil entender como o corpo funciona, agir contra os riscos de doença e saber o que é prejudicial ou benéfico para a saúde. A informação certa nos ajuda a tomar atitude certa a fazer as melhores escolhas e o saudável comigo está aqui para ajudar você.

Qual é a diferença entre climatério e menopausa?

A importância da saúde sexual já é reconhecida pela OMS como um dos pilares da qualidade de vida. A longevidade tem aumentado e à medida que os anos vão passando a mulher vivencia essa fase após a menopausa por um período mais longo e o exercício da sexualidade faz parte da saúde global, faz parte da vida da mulher.

Cada vez mais é reconhecida a importância das relações afetivas e sexuais como parte do bem estar do indivíduo. Esse é um período delicado na vida da mulher, a auto estima poderá ser abalada. As questões como o temor de envelhecer, a percepção das características corporais sendo modificadas pela idade numa sociedade que impõe a juventude a todo custo.

A prática de atividade física e a alimentação saudável ajudam a prevenir o envelhecimento e consequentemente melhora a qualidade de vida.

A saúde da mulher é influenciada pela chegada do climatério, ela fica propensa a desenvolver doenças como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, além do problema sexual. Um estudo feito aqui no Brasil observou que 68,13 % das mulheres que chegam ao climatério e a menopausa estão com sobrepeso e obesidade. Essas características podem comprometer a saúde e a qualidade de vida na idade mais avançada.

Alimentos Funcionais, são alimentos que tem compostos biologicamente ativos como soja, tomate, peixe, linhaça, alho, cebola, todas as frutas cítricas, chá verde, uva, vinho tinto, aveia, crucíferas (brócolis, couve-de-bruxelas, repolho).

Alimentos prébióticos, são carboidratos complexos resistentes à ação da enzima salivar e intestinal, por exemplo a soja e o grão de bico.

Alimentos próbióticos, são os organismos vivos capazes de superar a acidez do estômago (os lactobacilos e os streptococcus).

Alimentos simbióticos, combinam as duas coisas: probiótico e prebiótico. Exemplo de um café da manhã simbiótico: iogurte, aveia e banana.

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