Morre o criador da camisa canarinho da Seleção Brasileira

Morre o criador da camisa canarinho da Seleção Brasileira

Foto: Paulo Rossi/Folhapress

 Aldyr Garcia Schlee, escritor, jornalista, desenhista e professor,  morreu na quinta-feira (15), no Hospital Beneficência Portuguesa, em Pelotas, aos 83 anos, vítima de um câncer de pele.

Schlee foi o criador do desenho da camisa canarinho da Seleção Brasileira. O velório começou às 7h desta sexta-feira (16) no Memorial Pelotas Cemitério Parque, no Sul do Rio Grande do Sul. O enterro está previsto para as 17h.

Nascido Jaguarão, Schlee tinha apenas 19 anos quando venceu um concurso que definiu a camisa que virou um ícone mundial: a camisa canarinho apresentada pela primeira vez em 1954. Ele também é reconhecido como dono de uma vasta obra literária e venceu cinco vezes o Prêmio Açorianos de Literatura.

Morre o criador da camisa canarinho da Seleção Brasileira 2

Foto: Vinícius Guerreiro/GE

Há dois anos, ele foi escolhido orador da 44ª Feira do Livro de Pelotas. “É algo que eu não poderia abrir mão. Tenho uma ligação e um contato muito grande com a obra de Simões e quero falar muito de Blau Nunes: esse é a tradição viva do gaúcho e por isso é eterno”, falou Schlee sobre sua indicação.

A prefeita da cidade, Paula Mascarenhas, decretou luto de três dias pelo falecimento do escritor. O Brasil de Pelotas, clube para o qual Schlee torcia, publicou uma nota lamentando a perda.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO